Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Guarda Civil que atirou em jovem na Região da 44 é afastado

O disparo ocorreu durante em meio a uma confusão generalizada no Galeria Estrela de Davi, quando comerciantes se revoltaram com a apreensão de peças consideradas falsificadas

Postado em: 19-05-2023 às 08h12
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Guarda Civil que atirou em jovem na Região da 44 é afastado
O disparo ocorreu durante em meio a uma confusão generalizada no Galeria Estrela de Davi, quando comerciantes se revoltaram com a apreensão de peças consideradas falsificadas | Foto: Reprodução/Redes sociais

A corregedoria da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) decidiu afastar o guarda que atirou em um jovem na manhã de quinta-feira (18/5) durante fiscalização na Região da Rua 44, em Goiânia.

O disparo ocorreu em meio a uma confusão generalizada no galeria Estrela de Davi, quando comerciantes se revoltaram com a apreensão de peças consideradas falsificadas. Segundo a GCM, o guarda responsável pelo disparo estava fora do expediente, cumprindo atestado médico de 20 dias.

Após o incidente, o guarda se apresentou à corregedoria da GCM e entregou a arma usada. Ele ficará afastado enquanto o processo administrativo interno for conduzido, o que pode levar até 90 dias.

Continua após a publicidade

Confusão

De acordo com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), dois guardas foram hostilizados ao entrar na galeria, quando os comerciantes tentaram impedir a ação arremessando pedras contra os servidores.

Durante a ação, os agentes acompanhavam as equipes da Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon Goiânia) e da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplam).

A vítima do disparo foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e levada ao Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo). Ainda segundo a GCM, o disparo ocorreu de maneira independente e sem consentimento do comandante da operação.

Em nota, a Associação Empresarial da Região da 44 (AER44) informou que a fiscalização foi realizada em um shopping não filiado à entidade e destacou que não compactua com excessos e abusos de autoridade.

Câmera de vídeo

Imagens registradas por celulares de pessoas que estavam na galeria logo após a situação mostram um guarda civil removendo uma câmera de segurança que possivelmente filmou o disparo. Sobre o fato, a GCM afirmou que “todos os cabos do equipamento já estavam desligados. O DVR foi retirado e entregue para o proprietário da loja para evitar que o aparelho fosse furtado durante o tumulto”.

Leia também: Jovem é baleado durante confusão na região da 44; disparo teria sido feito por guarda civil

Veja Também