Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Em risco moderado, Anápolis inicia hoje protocolos mais severos

Protocolos ficam mais rígidos por 15 dias | Foto: Reprodução

Postado em: 22-02-2021 às 09h00
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Em risco moderado, Anápolis inicia hoje protocolos mais severos
Protocolos ficam mais rígidos por 15 dias | Foto: Reprodução

Maiara Dal Bosco

Começam a valer hoje (22), em Anápolis, os novos protocolos para prevenção à Covid-19 no município. Na última quinta-feira (18), a cidade passou de risco leve para risco moderado de colapso no sistema de saúde, de acordo com a estratificação por regiões realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). Pelos próximos 15 dias, os anapolinos deverão seguir protocolos mais severos, que poderão endurecer ainda mais caso o município avance para o estágio crítico. Ao todo, 11 protocolos que orientam como cada segmento da população deve proceder foram criados e atualizados pela equipe da Vigilância Sanitária do município.

“A gente sabe que o Estado de Goiás já se encontra com a capacidade máxima de ocupação de leitos de UTI. Falta material humano, que já está escasso e cansado, você não tem insumos, estrutura física, equipamentos… [Aqui em Anápolis], mantivemos os 50 leitos de UTI e 80 leitos de enfermaria [exclusivos para pacientes da cidade]. É um número proporcionalmente alto em relação à oferta do Estado”, afirmou o prefeito Roberto Naves. Neste momento, estes leitos exclusivos de Anápolis estão com mais de 50% de ocupação, o que obrigou o município a passar do risco leve para o moderado.

Continua após a publicidade

Mudanças

Uma das mudanças, por exemplo, diz respeito ao horário de funcionamento dos serviços de alimentação, que, no risco leve tinha abertura autorizada até a meia-noite e passa a funcionar até as 22 horas, considerando também a redução de 50% para 30% da capacidade máxima de clientes no local. No caso dos shoppings, o limite máximo de clientes simultâneos será de até 500 pessoas, com o horário reduzido de segunda à sexta-feira das 12h às 20h. Nos finais de semana não haverá funcionamento, mas os estabelecimentos poderão funcionar por sistema de delivery e após o horário descrito.

Já no caso do comércio popular e do mercado municipal, o limite máximo de clientes simultâneos deverá ser igual ao número de lojas existentes no local. O horário de funcionamento também será reduzido de segunda à sexta-feira, das 09h às 16h. Nos finais de semana e após esse horário, os estabelecimentos, assim como as lojas de shopping, também estão autorizados a funcionar por meio de delivery.

Estabelecimentos voltados para hospedagem como hotéis, apart-hotéis, albergues não assistenciais, pensões e similares não poderão receber hóspedes provenientes de outros estados da federação, bem como os motéis também não estão autorizados a funcionar. No caso de atividades de beleza como salões, barbearias, massagens, estética, manicure, tatuagem e piercing somente poderão funcionar de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. Já as atividades de condicionamento físico, como academias, estúdio de pilates, crossfit, yoga, luta e similares terão limite máximo de clientes simultâneos de 50 pessoas e horário de funcionamento das 05h às 22h, de segunda à sexta-feira. Aos finais de semana e feriados, estes estabelecimentos não poderão funcionar. Atividades aquáticas como natação, hidroginástica e similares estão suspensas.

Galerias de arte, museus, bibliotecas, bem como casas de espetáculo, cinemas, teatros e similares também não estão autorizados a funcionar. Cultos religiosos e filosóficos deverão respeitar a capacidade máxima de 30% de ocupação do salão onde ocorra a respectiva celebração.

Vacinação

De acordo com o prefeito, hoje (22) também tem início o cadastramento de idosos com idade igual ou superior a 75 anos. “Com muita calma, vamos abrir o Zap da Vacina. Já vamos fazer o cadastramento para que, tendo vacina, nós possamos iniciar a vacinação desta faixa etária”, destacou o prefeito.

 Até o momento, segundo dados preliminares da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), Goiás já aplicou 185.335 doses da vacina contra Covid-19 em todo o Estado. Com relação à segunda dose, já foram vacinadas 9.144 pessoas, sendo que Anápolis iniciou a vacinação no Estado na aplicação da primeira e da segunda dose do imunizante. (Especial para O Hoje)

Veja Também