Dunga é demitido e Tite pode assumir seleção

Além de anunciar a saída de técnico após o fisco na Copa América, CBF também demite Gilmar Rinaldi

Postado em: 15-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Dunga é demitido e  Tite pode assumir seleção
Além de anunciar a saída de técnico após o fisco na Copa América, CBF também demite Gilmar Rinaldi

Edivaldo Barbosa

Menos de 48 horas após a eliminação precoce do Brasil na Copa América Centenário, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que Dunga não é mais técnico da seleção. Além dele, também o coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, foi demitido pelo presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. Com a saída, Tite passa a ser a opção número 1 e deve ser anunciado como o substi­tu­to de 

Dun­ga a qualquer momento.

Continua após a publicidade

A decisão sobre a saída dos dois aconteceu na tarde de ontem, na sede da CBF, no Rio. E não durou muito tempo a reunião – a conversa entre Del Nero, Dunga e Rinaldi durou cerca de 20 minutos. Isso mostra que a decisão do mandatário da entidade que comanda o futebol nacional já estava tomada após o fisco na Copa América Centenário.

Dunga assumiu a seleção brasileira pela segunda vez em julho de 2014, logo depois do vexame do Brasil na Copa do Mundo. Com o futebol à deriva após a goleada de 7 a 1 sofrida para a Alemanha nas semifinais do Mundial, o técnico apresentou desempenho invejável em partidas amistosas e pífio em jogos oficiais. 

O ex-volante comandou o time em 13 amistosos (se considerarmos o Superclássico das Américas, em 2015), vencendo todos. Mas, quando os jogos valiam os três pontos, o desempenho foi de apenas 54%. Foram seis vitórias em 14 jogos, além de cinco empates e três derrotas. A última derrota veio no domingo, diante do Peru, que causou a eliminação do Brasil ainda na primeira fase da Copa América – foi o pior desempenho desde 1987.

Depois de ser comunicado da dispensa, Dunga deixou a sede da CBF sem falar com a imprensa. Apenas Gilmar encarou os microfones após a CBF anunciar a decisão pela troca do comando técnico da seleção. Ele afirmou que seguirá trabalhando até quinta ou sexta-feira e aproveitou para informar que está perto de conseguir a liberação do jogador Douglas Costa para atuar nos Jogos Olímpicos do Rio. 

“Me orgulho de ter trabalhado para mudar a CBF, que era uma caixa-preta. Que não se perca muita das coisas que conseguimos mudar e construir aqui. Estou muito satisfeito pelo trabalho que consegui colocar. Triste por estar saindo. Me considero um vencedor”, disse Gilmar, em entrevista coletiva. 

Novo técnico

O nome do substituto de Dunga deve ser mesmo Tite.  A intenção de Marco Polo del Nero é anunciar o mais rápido possível o treinador. Ontem, Tite trabalhou normalmente no Corinthians. Se isso vier a ser confirmada, a CBF planeja extinguir o cargo de coordenador de seleções. Mas não por agora, porque o Brasil vai disputar os Jogos Olímpicos na busca pela inédita medalha de ouro. A direção da CBF considera que seria um erro colocar agora outro nome com quem o técnico não esteja acostumado a trabalhar. 

Nas Olimpíadas, a delegação contará com Neymar, que não esteve com o grupo nos Estados Unidos. Em acordo com o Barcelona, ficou decidido pela CBF que atuaria somente nos Jogos do Rio. A entidade precisa entregar até hoje uma lista com 35 nomes pré-selecionados para a competição. (Com agências) 

Veja Também