Circuito amador de Beach Tennis é atração à parte em Copacabana

O Rio de Janeiro é a capital mundial do Beach Tennis nesta semana. Até domingo, as areias de Copacabana recebem o ITF

Postado em: 07-10-2021 às 23h08
Por: Victor Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Circuito amador de Beach Tennis é atração à parte em Copacabana
Rio de Janeiro é a capital do Beach Tennis mundial nesta semana; Atletas das categorias amadoras no Rio de Janeiro | foto: Marcello Zambrana, DGW, Divulgação

O Rio de Janeiro é a capital mundial do Beach Tennis nesta semana. Até domingo, as areias de Copacabana recebem o ITF Beach Tennis World Cup, a Copa do Mundo por equipes da modalidade. Enquanto as melhores nações na categoria lutam pelo principal título no esporte, a poucos metros uma legião de atletas amadores compete no Circuito Nacional, que reúne pessoas de todas as idades em uma atmosfera que une o amor pela competição, a amizade e a confraternização.

Ao todo, são mais de 900 atletas competindo nas diferentes categorias. Até esta quarta-feira, foram disputadas as categorias por idade valendo para o Circuito Nacional Infantojuvenil e para o Circuito Nacional de Seniors da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). A partir desta quinta-feira, a competição será nas classs A, B e C, que são separadas em diferentes níveis técnicos.

“É uma satisfação para a Confederação Brasileira de Tênis realizar o circuito nacional em paralelo à Copa do Mundo, principalmente com as categorias juvenil e de seniors, que foram criadas neste ano e já percebemos o sucesso pela grande adesão. Entendemos que o circuito juvenil é muito importante para a renovação do esporte e para o surgimento de novos talentos, assim como as categorias acima dos 40 anos, que vêm para auxiliar aqueles atletas que procuram no esporte uma forma de melhorar a saúde física e mental”, destaca Jeferson Pinto, coordenador de beach tennis da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Continua após a publicidade

A estrutura montada em Copacabana conta com 30 quadras, incluindo a central, onde são realizadas as principais partidas da Copa do Mundo. Os jogos têm início às 8h e se estendem ao longo dia, geralmente encerrando com os duelos do Time Brasil BRB, que conta com alguns dos principais atletas do ranking mundial. A possibilidade de competir e assistir de perto aos astros do esporte é um sonho para muitos dos amadores que estão no local.

“Esse é um evento fantástico, muito bem organizado. Tem a chancela da Federação Internacional de Tênis (ITF), o que mostra a importância. Para mim é um prazer enorme participar de um torneio como esse, com quadras bem arrumadas, jogos no horário. Fico muito feliz por ver o crescimento do esporte, que está se tornando cada vez mais profissional, e sendo frequentados por pessoas de diferentes estados e países”, comenta Fábio Nutini, de 64 anos, que pratica o esporte desde que ele chegou ao Brasil em 2008.

A Copa do Mundo de Beach Tennis segue até domingo no Rio de Janeiro. As partidas da categoria profissional contam com transmissão ao vivo pelo SporTV 3 na televisão por assinatura e pela TV NSports na internet.

Veja Também