Stock Car e Stock Series desembarcam em Goiânia com promessa de muita competitividade e alta velocidade

A principal categoria do automobilismo nacional está chegando para acelerar neste final de semana no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. Os

Postado em: 19-03-2022 às 07h45
Por: Ildeu Iussef
Com volta da torcida, Autódromo de Goiânia recebe o circo da Stock Car | Foto: Duda Bairros/Vicar

A principal categoria do automobilismo nacional está chegando para acelerar neste final de semana no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. Os pilotos da Stock Car enfrentarão um novo desafio no traçado goiano: as provas serão disputadas no anel externo do circuito.

Com um traçado mais curto e muito rápido, o chamado anel externo, possui 2.695 metros de extensão. Tal versão foi utilizada pela primeira vez em 1993 e voltou a receber provas da Stock Car em 1999, 2000, 2018, 2021 e será o palco da segunda etapa da atual temporada.

O piloto Gabriel Casagrande, da equipe A. Mattheis Vogel, venceu na abertura em Interlagos e chega embalado para a disputa da etapa em Goiânia. O piloto terá um desafio ainda maior nesta rodada dupla, pois precisará guiar o carro com um lastro extra de 30 kg, conforme o regulamento da competição.

Continua após a publicidade

Atual campeão da Stock Car, Gabriel Casagrande lidera o campeonato com 41 pontos conquistados e nove de vantagem para o vice-líder Daniel Serra que possui 32 pontos. Na sequência aparecem Thiago Camilo com 31, seguido por Galid Osman e Ricardo Zonta, que estão em quarto e quinto com 25 e 23 pontos respectivamente.

Vale destacar que o vice-líder Daniel Serra vai largar da última posição do grid, pois abriu mão de fazer os treinos de classificação para competir nas 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos.

Prova histórica

Com presença de público após dois anos desde o início da pandemia, Goiânia vai sediar sua 70ª prova da Stock Car. Presente no calendário da principal categoria do automobilismo nacional desde junho de 1979, o Autódromo Internacional Ayrton Senna vai se tornar o segundo que mais recebeu corridas na história da competição, ficando atrás apenas de Interlagos que já recebeu 142 provas na categoria. 

Stock Series

A categoria de acesso, que já foi Stock B e Stock Light, passa a se chamar Stock Series este ano. Os carros deixam o visual genérico e passam a contar com a dianteira do Chevrolet Cruze, tal como acontecia na divisão principal até 2020.

Uma das grandes atrações é o novo pacote técnico, que permitirá ao carro da Stock Series um desempenho tecnicamente muito próximo em relação ao da Stock Car. Os carros tiveram um upgrade de potência nos motores V8 para aumentar o desempenho. Além disso, a categoria adotará os mesmos pneus Pirelli da categoria principal, fabricados na Turquia.

O grid reúne nomes experientes, inclusive em categorias internacionais, estreantes e recém-chegados que buscam seu espaço para subir para a Stock Car.

Veja Também