TCR South America abre temporada com vitórias de Raphael Reis e Fabricio Pezzini

A primeira corrida teve domínio do pole Raphael Reis, liderando todas as voltas com o novo Cupra da equipe W2 Pro GP

Postado em: 03-04-2022 às 16h27
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: TCR South America abre temporada com vitórias de Raphael Reis e Fabricio Pezzini
Sobrou emoção na abertura da temporada 2022 do TCR South America no Velocitta, com provas muito movimentadas | Foto: Duda Bairros/TCR South America

A primeira corrida teve domínio do pole Raphael Reis, liderando todas as voltas com o novo Cupra da equipe W2 Pro GP e vencendo com direito a melhor volta da prova. Fabricio Pezzini foi segundo colocado e Juan Angel Rosso terceiro com o Honda. Em quarto, Antonio Junqueira venceu na Trophy.

Já a segunda corrida, marcada por uma longa intervenção do safety car teve pódio 100% argentino com vitória de Fabricio Pezzini encabeçando dobradinha da Lynk & Co ao lado de Manuel Sapag. Pablo Otero foi terceiro, mas perdeu a posição após punição dada ao fim da prova. Com isso, Adalberto Baptista herdou a vitória da Trophy e Raphael Reis subiu ao pódio da geral.

A tabela de pontos aponta liderança de Reis, com 86 pontos. Pezzini vem a seguir com 79 e Sapag aparece em terceiro com 58.

Continua após a publicidade

A próxima etapa do TCR South America acontece em Interlagos, nos dias 30 de abril e 1º de maio.

Corrida 1

O pole Reis saltou bem e sustentou a liderança. Rosso tracionou menos que Pezzini e acabou ultrapassado na tomada da Caipirinha. Junqueira caiu para quarto e tentou também passar Rosso, sem sucesso. Sapag passou em quinto depois de uma largada segura.

Na terceira volta, Bia passou Otero para assumir a sexta posição, enquanto Lusquiños já vinha em nono numa respeitável escalada inicial de cinco posições.

Na volta 5, contato entre Adalberto Baptista e Fabio Casagrande em disputa pelo top 10 terminou com o Audi na barreira de pneus. Aizza passou os dois, bem como Lusquiños, que já era oitavo quando o safety car foi acionado.

A corrida foi reiniciada com bandeira verde na volta 6, com o top5 mostrando Reis, Pezzini, Rosso, Junqueira e Sapag. Logo atrás, Otero acossava Bia pelo sexto posto, enquanto Aizza pressionava Lusquiños pelo oitavo.

Na oitava volta Aizza passou Lusquiños se aproveitando de malsucedido ataque deste a Otero. Mas acabou levando o troco na passagem seguinte. Enquanto isso, Sapag emparelhava com Junqueira, que defendia a linha ideal com habilidade.
A partir da volta 10, Rosso alcançou Pezzini. O Honda se aproximava muito no trecho mais sinuoso do Velocitta, mas o Lynk & Co rendia mais na reta, impedindo a ultrapassagem. Mais atrás, Lusquiños passou Bia na volta 12 para ser sexto. No giro seguinte emparelhou com Sapag na tomada do Saca-Rolha, e concretizou a ultrapassagem por fora na curva da Paciência.

Com mais de 5s de vantagem, Reis venceu com direito a melhor volta. Pezzini conseguiu segurar Rosso para ser segundo. Em quarto, Junqueira ganhou pela classe Trophy e Lusquiños fechou o top5 com uma formidável escalada de 9 posições na prova que marcou sua estreia e a da equipe Crown Racing na categoria.

Corrida 2

Com a inversão do grid, a pole ficou com Casagrande, que teve Farina ao seu lado. Otero e Bia partiram da segunda fila, com Sapag e Aizza a seguir.

A largada foi conturbada. Farina ficou parado com a porta aberta. Mais atrás, Reis tentou atacar entre as duas linhas e acabou empurrado por Junqueira em cima de Rosso e do Lynk & Co de Pezzini e ficou rodado na reta. O safety car imediatamente foi acionado.

A ordem na pista indicava Casagrande, Otero, Adalberto, Junqueira e Pezzini no top5. Reis conseguiu retornar, em 13º.

A prova relargou na volta 3, com grande atuação de Otero, Pezzini subiu para segundo e Lusquiños avançou para terceiro após ficar por dentro em um 3-wide na curva da Mata.

O carro de Junqueira estava sendo resgatado quando o pelotão perigosamente alcançou esse trecho na volta seguinte. Pezzini e Sapag passaram Otero, enquanto os caros desviavam do resgate. A bandeira amarela foi acionada, e os dois Lynk & Co desportivamente cederam a liderança de volta a Otero. Ainda sob regime de safety-car porém, o pelotão foi reordenado, de modo que a ordem dos carros na relargada era Otero, Pezzini, Lusquiños, Sapag e Bia.

A relargada veio na volta 9 e Pezzini passou Otero na Curva 2. Aizza também passou Bia, ingressando no top-5. A seguir passou Lusquiños para ser quarto. Reis já aparecia em sexto.

A dois minutos do fim, Sapag passou Otero com algum contato entre os carros. Aizza travou rodas, mas sustentou o quarto lugar, enquanto Reis passou Lusquiños. No giro seguinte, Reis passou o Hyundai na entrada da reta Oposta.

Na volta final Reis ainda atacou Otero duas vezes, mas o Peugeot defendeu a última posição no pódio. Pablo Otero foi terceiro, mas perdeu a posição após punição dada ao fim da prova. Com isso, Adalberto Baptista herdou a vitória da Trophy e Raphael Reis foi terceiro. A bandeirada selou a dobradinha para a Lynk & Co encabeçada por Pezzini seguido por Sapag.

Veja Também