Técnico brasileiro chega ao fim de primeira temporada na Tailândia à frente do Chiangrai United

Trabalho é o mais longo de Gabriel Magalhães como treinador principal

Postado em: 24-05-2023 às 18h45
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Técnico brasileiro chega ao fim de primeira temporada na Tailândia à frente do Chiangrai United
Foto: Divulgação / Chiangrai United

O técnico brasileiro Gabriel Magalhães chegou ao fim de sua primeira temporada sob o comando do Chiangrai United, equipe da primeira divisão do futebol tailandês. Aos 39 anos, este é até o momento o trabalho mais longevo do profissional na função de treinador, que projeta continuar comandando o clube na temporada 2023/2024.

“Tem sido uma grande experiência pois, além do tempo, tem a questão da língua e da cultura que são bastante diferentes da nossa do Brasil. Acredito que consegui gerir bem os treinos e os jogadores, tenho um grupo muito bom, que gosta de treinar, e isso acaba ajudando muito. Ainda assim, tem algumas coisas na Tailândia que são bem diferentes do Brasil e que estou aprendendo aos poucos, principalmente nos aspectos táticos. Os times normalmente se expõem mais nos minutos finais e isso me faz refletir para que na próxima temporada eu consiga corrigir esses erros da nossa equipe e ao mesmo tempo explorar dos adversários. Posso dizer que estou aprendendo bastante no dia a dia do futebol tailandês”, analisou o brasileiro.

Contratado com o campeonato local já em curso, Magalhães conquistou sete vitórias e três empates em 17 partidas pelo Chiangrai, conduzindo a equipe à quinta colocação da Liga Tailandesa. O treinador comenta que buscou passar consciência tática ao time, ajudando na construção das jogadas, além de dar confiança aos jogadores mais jovens por ter um elenco com média de idade baixa.

Continua após a publicidade

“Acredito que fizemos um bom trabalho, implementamos alguns novos conceitos, principalmente na parte da construção, fazendo com que os jogadores tivessem mais coragem para jogar, sem pressa para atacar a última linha. Busquei também dar confiança aos mais jovens e com isso fizemos grandes partidas, mesmo nas derrotas, como para o campeão Buriram, onde tivemos mais chances de sair com os três pontos. Então, penso que mesmo com o calendário apertado conseguimos fazer um bom trabalho e agora, com tempo, vamos buscar melhorar tudo aquilo que precisamos para ir em busca dos principais objetivos do clube”.

Apesar de ser um técnico considerado jovem, Gabriel Magalhães tem mais de 14 anos de experiência trabalhando com o futebol e possui em seu currículo as Licenças PRO, A, B e C da CBF Academy para treinadores, além da Licença de Análise de Desempenho, também da CBF. Ao longo desses mais de 14 anos, já atuou como coordenador do setor de análise de desempenho do Corinthians, foi auxiliar técnico de clubes como Brasiliense, Gama, Sampaio Corrêa e Fortaleza, e treinador principal do Chiangrai City e do Chiangrai United, dentre os principais.

O brasileiro pretende seguir trabalhado no futebol tailandês e por isso está em vias de definição dos acertos finais para a renovação de contrato com o Chiangrai United. Ele tem a expectativa de comandar o clube desde a pré-temporada para obter um desempenho ainda melhor em relação ao seu primeiro ano à frente do clube.

“Já estou acertado com o clube e bem feliz em poder estar à frente dessa grande equipe da Tailândia. Agora poderei iniciar o trabalho ao lado de alguns profissionais que devem chegar para me auxiliar, isso irá me ajudar bastante em busca dos objetivos que o presidente tem para a próxima temporada. Estou bastante empolgado com a possibilidade e, como sempre digo, juntos somos mais fortes”, concluiu Magalhães.

Veja Também