Lorena defende quatro pênaltis, Brasil vence Japão e fica em terceiro lugar na She Believes Cup

O torneio é preparatório para os Jogos Olímpicos de 2024

Postado em: 10-04-2024 às 15h37
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Lorena defende quatro pênaltis, Brasil vence Japão e fica em terceiro lugar na She Believes Cup
Cristiane fez o gol de empate e se tornou a segunda maior artilheira da seleção, com 97 gols. (Lívia Villas Boas /CBF)

Em jogo cheio de emoções, a seleção brasileira feminina superou o Japão e conquistou o terceiro lugar da She Believes Cup. A equipe japonesa saiu na frente, mas o Brasil conseguiu empatar com gol de Cristiane e levou a decisão para os pênaltis. A goleira Lorena foi decisiva, ela já havia defendido uma penalidade no tempo regular, e nas cobranças, pegou mais três batidas e garantiu a terceira colocação ao Brasil. 

O jogo

A seleção brasileira que entrou em campo contra o Japão teve um desempenho diferente e abaixo do apresentado nas semifinais. A equipe não conseguiu criar muito e só reagiu no final da partida. As adversárias começaram bem e no primeiro minuto já chutaram ao gol. Kitagawa dominou na esquerda e tentou o cruzamento, mas a bola desviou na marcação.

Continua após a publicidade

A equipe canarinha tentou algumas chegadas. Aos 14 minutos, Marta chamou a responsabilidade, dominou no meio, se livrou da marcação e tentou o passe para Priscila na área, porém a marcação japonesa estava atenta e fez o corte. Poucos minutos depois, Júlia Bianchi recebeu boa bola, tentou o chute e parou na defesa mais uma vez. 

Após algumas ofensivas do Japão, aos 34 minutos, o time asiático abriu o placar. A bola chegou pela direita e Hamano fez o cruzamento para a área. A zagueira brasileira Tarciane falhou ao tentar fazer o corte, Tanaka dominou livre e chutou sem chance para defesa de Lorena. À frente no placar, as japonesas conseguiram segurar o resultado e apesar de algumas tentativas do Brasil, o jogo foi para o intervalo em 1 a 0. 

Na volta do segundo tempo, o Brasil foi em busca de virar o jogo. A dupla Cristiane e Marta chegou algumas vezes, mas o primeiro perigo foi japonês. Fujino recebeu na área, cortou a marcação e chutou forte, mas Lorena reagiu e espalmou para fora. Aos 19 minutos o Japão perdeu a chance de aumentar o placar. Hayashi foi derrubada na área e ganhou pênalti para o Japão. Tanaka bateu no canto direito e Lorena defendeu.

Aos 25 minutos, o Brasil conseguiu empatar. Yasmim cobrou escanteio fechado pela direita, e Cristiane cabeceou na pequena área para marcar. Com o tento, Cris marcou seu 97º gol pelo Brasil, e se tornou a segunda maior artilheira do time, atrás apenas de Marta, com 122 gols. Após empatar, as brasileiras melhoraram em campo e conseguiram criar lances de perigo. O jogo foi movimentado nos minutos finais, mas precisou ser decidido nos pênaltis. Nas penalidades, o destaque foi a foleira Lorena. Ela defendeu três cobranças, e do lado do Brasil, Cristiane, Tarciane e Angelina converteram e conquistaram o terceiro lugar da She Believes Cup.

Ficha técnica

Japão 1 x 1 Brasil 

Data: 09 de abril de 2024

Hora: 17h00

Local: Lowe.com Fiel Stadium, em Columbus, Estados Unidos

Arbitragem: Danielle Chesky

Assistentes: Jennifer Garner e Meghan Muller

Cartões amarelos: Fê Palermo e Lauren

Gols: Mina Tanaka aos 34 min/1T (Japão); Cristiane aos 25min/2T (Brasil)

Japão: Yamashita; Shimizu (Seike), Ishikawa, Minami e Kitagawa (Moriya); Koga e Hasegawa; Hayashi (Nogano), Fujino, Mina Tanaka (Miyazawa), Hamano (Ueno). 

Técnico: Futoshi Ikeda

Brasil: Lorena Leite; Fê Palermo (Antônia),  Lauren (Thaís Ferreira), Tarciane e Tamires (Yasmin); Júlia Bianchi (Laís Estevam), Angelina, Jaque Ribeiro (Ludimilla), Marta, Priscila (Gabi Portilho) e Cristiane. 

Técnico: Arthur Elias

Veja Também