Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Disputas em Iporá já parecem claras para 2024

O atual prefeito Naçoitan Leite procura seu lugar, já que não poderá disputar o cargo, tendo cumprido seu segundo mandato.

Postado em: 16-06-2023 às 10h30
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Disputas em Iporá já parecem claras para 2024
O atual prefeito Naçoitan Leite procura seu lugar, já que não poderá disputar o cargo, tendo cumprido seu segundo mandato | Foto: Reprodução

Situada na região Oeste de Goiás, a cidade de Iporá teve sua origem no arraial de Pilões, na margem direita do Rio Claro, em 1748. Por decreto estadual de 1943, o distrito de Itajubá passou a denominar-se Iporá que, em tupi-guarani, significa águas claras. No entanto, além das águas, as movimentações políticas no município são claríssimas. 

O atual prefeito Naçoitan Leite procura seu lugar, já que não poderá disputar o cargo, tendo cumprido seu segundo mandato. A vice-prefeita de Iporá, Maysa Cunha (PP), que perdeu as eleições em uma candidatura ambiciosa para deputado federal em 2022, não deve figurar entre os cotados à sucessão. Ao O Hoje, Naçoitan afirmou que ainda está se reunindo com seu grupo para a escolha de um nome.

O que se comenta, nos bastidores, é que o mais indicado seja o primo do prefeito, Danilo Greic (Cidadania), que já assumiu a gestão do município em 2012 e atualmente é secretário de Indústria e Comércio de Iporá. Nas últimas eleições municipais, Greic também disputou a cadeira, mas terminou em 5º lugar com 9,64% (1.727 votos).

Continua após a publicidade

“O meu nome pode ser que seja entre eles, mas não há nada definido. Ele é o prefeito, que é o articulador natural desse processo. Inclusive ele sempre prega que o candidato dele será o candidato do grupo. Os nomes somente ele que vai apresentar no momento e na hora certa”, disse Danilo, que acrescentou que irá mudar de partido até lá. 

Vale lembrar que o principal adversário de Naçoitan na última disputa foi o então presidente do MDB de Iporá, João Batista Alves (25,20%), que acabou falecendo em um acidente de carro em agosto do ano passado.

Se considerado o pleito anterior, o principal adversário do nome indicado pelo prefeito seria o contador Leonardo César Lima – Léo Contador (Patriota), que ficou na terceira colocação com 17,42% (3.120 votos). Léo é neto de Júlio Natalício de Lima (Julinho), que foi prefeito de Novo Brasil por três vezes, onde atuou como Secretário de Finanças em uma das gestões. Apesar da inexperiência na política, já conseguiu esse número expressivo de votos na primeira eleição que disputou.

Perguntado se ele se lançaria outra vez candidato por Iporá, Léo acenou positivamente. “Estamos nessa expectativa sim, fazendo esse planejamento político e colocando nas mãos de Deus para dar certo”, disse.

Léo avalia que há dificuldades administrativas e políticas, com metodologias antigas de gestão, “baseado sempre em muito barulho e pouca efetividade em ações, a cidade é muito mal cuidada em todas as áreas administrativas”, apontou.

Portanto, o caminho segue com águas bem claras em Iporá, se considerado que também que dos 13 vereadores eleitos, 11 são da base do prefeito, e por isso, o nome que ele apoiar para o próximo pleito terá maior chance de ocupar a cadeira.

Veja Também