Vilmarzinho volta ao MDB com João Campos ‘candidadíssimo’ a vice em Aparecida

O ex-deputado federal confessa insatisfação com o Republicanos e não descarta a saída diante de convites para outros partidos

Postado em: 25-08-2023 às 08h30
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Vilmarzinho volta ao MDB com João Campos ‘candidadíssimo’ a vice em Aparecida
Daniel considerou que o rompimento do prefeito de Aparecida foi devido a “questões circunstanciais” | Foto: Rodrigo Melo

O Diretório Regional do MDB em Goiás estava cheio na tarde desta quinta-feira (24), em Goiânia. Era a oficialização do retorno do prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, ao partido. Muito parecia um comício político, com autoridades esbravejando no microfone enquanto Vilmarzinho e o ex-deputado federal João Campos (Republicanos) não saiam do lado do outro. 

“Estou voltando para casa, estou voltando as minhas origens, para o meu berço, onde eu sempre tive mandatos importantes em Aparecida. Fui presidente da Câmara, vereador, vice-prefeito e agora voltando aqui com Daniel, Caiado, Gustavo Mendanha e todos os outros MDBs do município.”, disse Vilmarzinho ao O Hoje.

A solenidade contou com a presença de lideranças importantes da sigla como o presidente nacional Baleia Rossi, o vice-governador e presidente regional Daniel Vilela, além do ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (Patriota). 

Continua após a publicidade

“Fiz questão de vir aqui ao lado de tantos parceiros do MDB como presidente da Assembleia [Bruno Peixoto], para dar as boas-vindas a esse prefeito que tanto faz por Aparecida, uma grande referência de gestor e pela importância que tem Aparecida na história do nosso MDB e para a Goiás”, declarou o presidente nacional do MDB.

Daniel considerou que o rompimento do prefeito de Aparecida foi devido a “questões circunstanciais”. Vale lembrar que o racha ocorreu quando Mendanha decidiu concorrer ao governo de Goiás, se opondo ao governador Ronaldo Caiado (UB), que tinha Vilela como candidato a vice.

“Por um momento aí, por questões circunstanciais, [Vilmarzinho] deixou o partido, mas agora volta, está sendo recebido muito bem pelo nosso partido e com certeza continuará fazendo de Aparecida a grande referência do nosso partido do estado de Goiás.”, disse Daniel.

Apesar de cobiçada pelos emedebistas para concorrer à prefeitura de Goiânia, Ana Paula Rezende, filha do ex-governador Iris Rezende, não compareceu. 

Sem definição, mas com pose de ser

Foto: Rodrigo Melo

O único não-emedebista naquela fileira majoritária era João Campos, candidato ao Senado mais bem votado em Aparecida, nas eleições de 2022. O posicionamento ali, ombrinho com Vilmarzinho, não foi por acaso. O Hoje já havia adiantado que Mendanha, principal articulador político de Mariano, considera Campos como um “ótimo nome” para ser candidato a vice-prefeito no município. 

Leia também: Mendanha diz que João Campos seria “ótimo nome” para vice de Vilmarzinho

À reportagem, o ex-presidente do Republicanos em Goiásconfessou a sua insatisfação com o partido, desde que a sigla se dividiu nas últimas disputas. Na época, Campos não negociou o sonho de concorrer ao Senado, mas não obteve apoio de Caiado, ao qual o partido compõe a base. Por isso, se aliou a Mendanha, e se sentiu rejeitado pelo partido.

“Nas eleições gerais, parte do partido fez a opção por apoiar a reeleição de Caiado e parte do partido em apoiar Mendanha, isso dentro de um ambiente de entendimento interno no partido. O que eu defendia é que, em relação à candidatura ao Senado, houvesse unanimidade, porque essa era do partido. Quem quisesse apoiar os outros governadores, estavam livre para isso. Lamentavelmente, por mais que esse diálogo fosse tranquilo dentro do partido, não foi isso que aconteceu. Da mesma forma em que os colegas fizeram a opção para o governador como queriam, terminaram não me apoiando de forma integral.”

Por sair da presidência do partido, desde março deste ano, disse não mais conseguir responder o desejo do partido para as eleições de 2024 e 2026. “Nunca falei em sair do partido, mas vários partidos me procuram para estar filiando, para desenhar um projeto”.

“Vamos aproveitar e já filiar o João Campos também?”, brincou Vilela durante o evento. Baleia Rossi também fez o convite. Apesar do desejo do MDB, o mais provável é que Campos se filie algum partido da base de Vilmar.

Veja Também