Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Inicia hoje Operação Boas Compras na região da 44

O objetivo da ação é proporcionar maior segurança para compradores e coibir ambulantes que comercializam nas calçadas

Postado em: 07-10-2016 às 10h45
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Inicia hoje Operação Boas Compras na região da 44
O objetivo da ação é proporcionar maior segurança para compradores e coibir ambulantes que comercializam nas calçadas

Da redação
Foi lançada hoje (7), a operação Boas Compras. O intuito do trabalho é proporcionar maior segurança para os compradores que frequentam a região da Rua 44, no Centro, que já começa a registrar aumento no fluxo de compradores. A operação também tem o foco de coibir a ação de ambulantes que comercializam mercadorias de fonte desconhecidas e obstruem as calçadas.
A região da 44 é considerada o maior pólo de confecção e moda do Centro-Oeste e o terceiro maior do Brasil, e recebe em média aos finais de semana, entre 40 e 50 mil turistas, com mais de 260 ônibus que chegam a região, registrando um aumento desses números com a chegada do fim de ano. Esse aumento de compradores desperta a ação de marginais na região, a Polícia Militar orienta que as pessoas que visitarem a região evitem caminhar com grandes quantidades de dinheiro, evitem ao máximo o uso de celular na rua, e levem bolsas ou carteiras juntas ao corpo. 
Para os lojistas da região é unânime que a operação Boas Compras seja necessária, principalmente com a chegada do fim de ano. A lojista Sandra Martins ressalta que os números de ambulantes aumentam nessa época. “Nós, lojista, passamos o ano todo mantendo a loja com diversas dificuldades financeiras, e a expectativa é que nos últimos meses do ano possamos fazer boas vendas e recuperar um pouco, então os ambulantes enchem as calçadas comercializando produtos de origem desconhecida e por valores bem mais baixos que nós que pagamos aluguel, energia e os impostos que não são baixos”, afirma à comerciante.
A expectativa é que ocorra um aumento de 17% no fluxo de pessoas que passam pela região da 44,  o que pode gerar um aumento da movimentação financeira de 8% em relação ao mês de setembro.
Maria Rita que é vendedora ambulante á cinco anos na região. “Vendemos nas calçadas porque realmente precisamos e não temos condições de arcar com uma loja, eu vendo tapetes que faço em casa e sustento os meus filhos assim, com eles me retirando daqui com essa operação, não vou ter o que oferecer as crianças”, lamenta a ambulante.
De acordo com o major Sandro Cardoso Botelho, comandante da 37º Companhia Independente da Polícia Militar (37ºCIPM), o policiamento da região será reforçado em 15 a 20%, nos três últimos meses do ano. Além da Polícia Militar participaram da ação como parceiros a Secretária Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Fiscalização Urbana, Batalhão de Trânsito da PM e Vigilância Sanitária. 

Veja Também