De volta aos anos 90

As tendências de street fashion atuais são a cara da década em que você ouvia Spice Girls e assistia à ‘Família Dinossauro’

Postado em: 29-02-2016 às 15h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: De volta aos anos 90
As tendências de street fashion atuais são a cara da década em que você ouvia Spice Girls e assistia à ‘Família Dinossauro’

Para quem olha para as fotos dos anos 90 e início dos anos 2000 e se acha muito brega uma boa notícia: a moda é um loop infinito, então todos aqueles itens considerados cafonas, até pouco tempo atrás, voltaram com tudo. Gargantilhas, sobreposição com jeans e cabelos coloridos podem ser vistos pelas ruas da cidade e são considerados itens da última moda para os fashionistas. Pelo menos é o que pode ser visto nos perfis de instagram de street style e blogs de moda desde meados do ano passado. O Essência preparou um apanhado do que está em alta para quem quer dar um ar noventista ao armário, sem ficar caricato, como se tivesse saído direto do filme As Patricinhas de Bervely Hills. Mas um aviso: ignore a volta das pochetes, nunca vai acontecer. 

Gargantilhas

Pode ser que você deseje que aquelas de plástico, que imitam tatuagem ficassem na década retrasada, mas elas voltaram. Mas não sozinhas: opções minimalistas e até bem sofisticadas também estão na moda.

Continua após a publicidade

Mochilinha de couro e bolsa saco

Há uns 20 anos, era coisa de grife francesa. Agora, com sorte, você acha em qualquer loja de departamento. É possível que quase todas as suas amigas atualmente usem esse modelo para o dia a dia (ele é bonito e muito prático!). E a bucket bag de 2016 nada mais é que a bolsa saco sucesso dos anos 90. Quem tem mãe acumuladora nem precisa comprar. 

Calça curta

Calça capri, pula brejo, pescador… Houve uma época que chamavam de calça corsário. São diversas opções para o freguês – hoje ficam especialmente legais com sapatos diversos sem meia.  

Sobreposição com vestido

Um ótimo meio de usar seus modelitos de alcinhas quando as temperaturas estão caindo – ou quando o ambiente de trabalho é mais formal. A Rachel, de Friends, aprovaria. Os florais com camiseta básica são muito fofos.

Coturnos

Nada mais anos 90 que combinar coturnos com saias soltinhas, shorts jeans e vestidos estampados. E com meia-calça, então? Viva o coturno!

Casaco militar

Por falar em coturno, seu irmão, o casacão camuflado voltou para brincar também. Quem achava brega pode se preparar para topar com alguém usando as estampas de camuflagem, agora dando uma bossa em peças basiquinhas. Pelotão, sentido!

Jeans, jeans, jeans!

Três peças voltaram a dar o ar da graça nas araras dos fast fashion: a jaquetinha que andava meio de lado na moda desde a época em que os Backstreet Boys eram jovens. Modelos larguinhos e de lavagem clara são o ápice; a saia jeans até o joelho, que perde a cara de santa combinada com croppeds e collants; e o macacão jeans, que já foi uniforme de pagodeiro e agora fica bem classudo com salto e peças mais ‘arrumadinhas’.

Cropped

Já tem um par de anos que essa tendência voltou, com a blusa curta, combinada com a parte de baixo mais alta, cobrindo o umbigo. Mas, nos anos 90, o cropped se chamava blusinha, mesmo, e a barriga era toda liberada, logo abaixo dos seios, e as calças tinham um cós muito baixo. 

Flatforms

O bom é que, se nos anos 90 você quase não encontrava flatforms para vender (só nos pés das Spice Girls mesmo!), agora está bem mais fácil. Para quem não está ligando o nome à pessoa, é o famoso salto plataforma.

Saia patinadora

O modelo godê, rodadinho, fez muito sucesso com estampas florais de fundo preto, xadrez ou de tecidos diferentes, como camurça e tweed. Agora, retorna das profundezas dos armários para o look do dia.

Calça jogging

Originalmente confeccionadas em moletom, as calças jogging ganharam o cenário urbano em tecidos mais refinados, como crepe e lã. O toque sexy é conferido pelos tornozelos à mostra, principalmente quando combinados com escarpins de saltos altos. Se antes as garotas cortavam o elástico da barra, o charme hoje é justamente ele.  

Veja Também