Palestra orienta gestantes e mães sobre aspectos psicológicos da gravidez

Público será mulheres atendidas pelo projeto Meninas de Luz, da OVG

Postado em: 16-09-2016 às 19h05
Por: Toni Nascimento
Público será mulheres atendidas pelo projeto Meninas de Luz, da OVG


A experiência de ser mãe é difícil, não importa a classe social. As dificuldades enfrentadas são inúmeras e nem sempre as mulheres têm o apoio de parceiros ou família. Com o intuito de proporcionar apoio psicológico às mães nessa situação, a psicóloga e idealizadora da organização De Umbiguinho a Umbigão, esteve na última quinta-feira (15), no Centro Social Dona Gercina Borges, para palestra com gestantes participantes do projeto Meninas de Luz, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
 
Em clima de bate-papo e troca de experiências, a palestra foi vista como uma forma de aprendizado, de maneira suave e simples, para que as participantes possam viver a chegada do filho com calma e tranquilidade. Para isso, foram realizadas dinâmicas para que as gestantes entrassem em contato com seus medos, inseguranças e também as alegrias sonhadas para esse momento da maternidade. De maneira divertida, as participantes compartilharam suas histórias e falaram sobre seus sentimentos.
 
A psicóloga Karla orienta que no momento em que descobrem a gravidez, as mães devem procurar apoio, assumir as consequências dali para frente. “Só de participarem do projeto Meninas de Luz já é uma demonstração que estão em busca disso. Outra questão é que, durante a gravidez, elas serão bombardeadas por informações de diversas pessoas. Se forem seguir tudo o que dizem para elas, não conseguirão prosseguir. Por isso, sempre digo para confiar em uma única pessoa mais próxima que possa ajudar e, principalmente, em si mesma”, ressaltou.
 
A palestra para o projeto Meninas de Luz faz parte da programação de aniversário de 1 ano da organização De Umbiguinho a Umbigão, que também está arrecadando doações de roupas de gestante e bebês, até o dia 21 de setembro, na loja Embarazada Moda Gestante (Rua 9, n. 2534 – Galeria Via Paris – Setor Marista, Goiânia (GO)), para serem entregues à OVG na próxima semana.
 
De Umbiguinho a Umbigão
Criada em setembro de 2015 pela psicóloga Karla Cerávolo, a organização promove o atendimento psicológico às gestantes e mães com bebês recém-nascidos e a realização de eventos voltados para as famílias goianas. Desde então, a De Umbiguinho a Umbigão tem como público-alvo gestantes, mães, pais, responsáveis, cuidadores, profissionais da área infantil, crianças, e a meta de tornar-se reconhecida entre as famílias de todo o Estado de Goiás que buscam maneiras de melhorar a educação de seus filhos, de estruturar melhor o ambiente familiar e de encontrar meios para proporcionar entre si caminhos mais suaves na formação dos seus filhos. É responsável por eventos como Qualifica Babá, Vale Night Mamãe, Brincar como Antigamente e a Conferência Internacional Sobre o Bem Estar Infantil.
 
Sobre o Meninas de Luz
O projeto Meninas de Luz é desenvolvido no Centro Social Dona Gercina Borges, unidade da Organização das Voluntárias de Goiás, que funciona em Goiânia, junto a adolescentes e jovens grávidas. Durante o atendimento, que é gratuito, gestantes de 12 a 21 anos recebem apoio e orientações sobre a gravidez e cuidados com o bebê.
 
As gestantes recebem acompanhamentos médico (pré-natal), odontológico, psicológico e nutricional, participam de oficinas de artesanato e trabalhos manuais e praticam atividades de lazer como sessões de cinemas e passeios a parques da cidade. Antes do parto, as gestantes recebem um kit de enxoval para o bebê. Também há acompanhamento durante o pós-parto, no qual participam de palestras sobre cuidados com o bebê, recebem atendimento médico e também integram oficinas de artesanato.
 

Veja Também