16 de dezembro de 2017 - sábado

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Mulheres
Goiânia fica Rosa
06/10/2017 | 08h55
Instituições são iluminadas em cor de rosa na luta contra o câncer de mama
Várias entidades de Goiânia promoveram palestras, exames e iluminaram as sedes em tons de rosa, em prol da luta contra o câncer de mama

*Kamilla Lemes 

Como já é de costume, o mês do “Outubro Rosa” é destinado para voltar olhares para o câncer de mama nas mulheres. Ter um diagnóstico precoce faz toda diferença, caso haja algum indício da doença. O câncer de mama é um dos fatores que mais matam mulheres, sendo cerca de 28% novos casos por ano. Com o objetivo de propagar a prevenção, várias entidades de Goiânia iluminaram suas sedes em tons de cor de rosa, declarando apoio à causa.

Na manhã de ontem (4), o Hospital Alberto Rassi (HGG) que já está iluminado em tons rosa, em prol da campanha Outubro Rosa, no combate ao câncer de mama, realizou palestra aberta ao público sobre como evitar o câncer de mama, segundo tipo mais frequente no mundo.


O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) está iluminada na cor rosa desde o dia 1º de outubro, início da mobilização. O hospital buscou ampliar a mensagem e discutir durante todo o mês, outras questões também voltadas à melhora da qualidade de vida das mulheres. A palestra programada para o dia próximo dia 19, cujo tema envolve “Sexualidade” é destinada aos colaboradores e usuários da instituição. No segundo encontro será sobre “Fisioterapia na Incontinência Urinária Feminina”, ministrado pela fisioterapeuta Thaís Cristina Lopes de Souza. O evento acontece no auditório do Hugol.

No Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) o tom de rosa também se destaca na fachada da instituição. O intuito é o incentivo é fortalecer as orientações para o diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama, desmistificando preconceitos em relação à doença. O Dia Rosa acontece no dia 27, na sede do CRER, no Setor Negrão de Lima. 

O Hospital de Doenças Tropicais (HDT) também se solidarizou com a campanha Outubro Rosa.  A administração, engajada na campanha de conscientização contra o câncer de mama, disponibilizou uma iluminação especial na  fachada  da unidade que cor rosa durante todo o mês. 


De acordo com a diretora técnica do HDT, Heloína Claret, a participação de todas as entidades, unidas pela campanha é muito importante. "Nos sentimos felizes em poder fazer parte desse movimento que vem ganhando força a cada ano. E a  iluminação rosa é para reforçar a lembrança nas mulheres de ir em busca de informação e  realizar exames para a prevenção do câncer de mama", destacou Heloísa.

O público esportivo não ficou fora dessa. Na noite de ontem, o Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira foi visto todo iluminado, abraçando a campanha do mês rosa. 


E tem mais entidades nessa corrente rosa. Quem passear pelas ruas do Centro de Goiânia vai poder apreciar o Palácio das Esmeraldas, o Palácio Pedro Ludovico totalmente iluminados. Na noite de ontem (6), por determinação do governador Marconi Perillo, as fachadas dos palácios receberam a cor símbolo do Outubro Rosa. 

Se cuidar é um ato de coragem e amor com a própria vida. Não só neste mês, mas em todos os outros do ano,  se prevenir é sempre necessário, pois assim, além de contribuir com si mesmo, evitando danos à saúde, a vida se torna mais longa e prazerosa.


(Kamilla Lemes faz parte do programa de estágio de OHoje.com, sob supervisão de Naiara Gonçalves) 

Tópicos:  Rosa,   Outubro,   Câncer,   Prevenção

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)