Confira dois alimentos de alto valor energético para serem consumidos no verão

É importante estar atento aos cuidados com a alimentação durante a estação. O açaí e o cupuaçu revelam-se como opções refrescantes e com alta propriedade nutricional e energética

Postado em: 17-01-2018 às 15h30
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: Confira dois alimentos de alto valor energético para serem consumidos no verão
É importante estar atento aos cuidados com a alimentação durante a estação. O açaí e o cupuaçu revelam-se como opções refrescantes e com alta propriedade nutricional e energética

De acordo com os principais serviços de meteorologia do País, o verão brasileiro de 2018 promete ser de muita chuva, mas também de altas temperaturas. Esse cenário trará nos próximos dias, em especial nos dois primeiros meses do ano, a forte sensação de ar abafado e calor intenso, mesmo durante a noite. Nesse sentido, o organismo humano naturalmente sente essas alterações e ai vem a necessidade de uma atenção especial para alimentação e hidratação do corpo.

O forte calor e a alta umidade fazem com que as pessoas percam muito líquido e sais minerais pelo suor. É nessa hora que o açaí tem entrado em cena e se tornado um grande protagonista nos cardápios de verão. Consumido bem gelada, algo que fica entre o sorvete e o frozen,  o açaí é altamente refrescante e tem altas propriedades energéticas.

Continua após a publicidade

“O produto repõe eletrólitos que o indivíduo perde na transpiração e, ainda, ajuda a combater o envelhecimento das células e dos órgãos, graças a antocianidinas. Além de saboroso e refrescante, o açaí faz muito bem à saúde e pode ser uma opção de sobremesa que afasta o calor, dá energia e ainda pode ser servida durante os lanchinhos entre as refeições”, destacou o engenheiro de alimentos, Vinícius Mesquita.

Sua composição oferece a maior parte dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. “O açaí considerado o fruto mais rico em vitamina C do mundo”, disse. O alimento é rico em vitaminas B1 e B2, E, fósforo, ferro, cálcio manganês e magnésio, além de uma quantidade significativa de fibras. Não é atoa que tem ganhado fama pelo mundo. Os americanos o batizaram como `The Superfruit`. 

Além dos níveis de antioxidante, dez vezes maiores que o de outras frutas, o açaí é uma grande fonte do bom  colesterol (HDL), tem a presença do ácido oleico que está ligado ao combate de doenças importantes, como envelhecimento precoce, artrite, déficit de atenção, doença de Alzheimer, câncer, obesidade, entre muitas outras. 

Além do açaí, outra alimento também vindo da região norte do Brasil e que pode ser uma ótima opção para potencializar a nutrição de quem quer aproveitar bastante o verão, é o cupuaçu. Uma fruta rica em vitaminas A, B1, B2, B3 e C que tem entre seus benefícios o fortalecimento do sistema imunológico – estruturas e processos biológicos que protegem o organismo contra doenças, aumentando a resistência do corpo humano. 

“Devido à grande quantidade de nutrientes que o cupuaçu possui, a fruta acaba sendo uma grande aliada para os dias quentes, porém poucas pessoas tem ciência dos grandes benefícios que ele pode trazer para o nosso corpo, por isso o consumo ainda não é tão alto quanto o do açaí”, explicou Vinícius Mesquita.

(Assessoria)

Foto: divulgação 

Veja Também