Frida Khalo vira Barbie em homenagem ao Dia internacional da mulher

Outras personalidades importantes como a aviadora Amelia Earhart e cientista Katherine Johnson também viraram bonecas

Postado em: 07-03-2018 às 14h30
Por: Katrine Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Frida Khalo vira Barbie em homenagem ao Dia internacional da mulher
Outras personalidades importantes como a aviadora Amelia Earhart e cientista Katherine Johnson também viraram bonecas

Katrine Fernandes*

A Mattel lançará na próxima quinta-feira (8) as novas Barbies que homenageiam mulheres históricas, o lançamento será também por causa do Dia internacional da Mulher.

Continua após a publicidade

Entre as personalidades que viraram boneca estão a artista Frida Khalo, a aviadora Amelia Earhart (uma das mulheres piloto mais importantes da história da aviação, que desapareceu em 1937, aos 39 anos, quando tentava dar a volta ao mundo) e a cientista negra Katherine Johnson (cuja história foi contada no filme “Estrelas além do tempo”, indicado ao Oscar). 

A Barbie Frida Khalo será vendida no Brasil a partir de quinta-feira (8) com o preço sugerido de R$ 249,99, já as bonecas inspiradas em Amelia e Katherine serão vendidas nos Estados Unidos por US$ 29,99 e não há previsão de quando elas chegarão ao Brasil. 

Outras 14 mulheres também ganharam sua versão de boneca, na linha nomeada como de “Mulheres Inspiradoras”. Elas fazem parte do “Barbie Shero”, que mistura as palavras “ela” e “herói”, em inglês. As bonecas inspiradas nessas personalidades, no entanto, não serão colocadas à venda.

São elas: a cineasta Patty Jenkins (EUA), a campeã e atleta de snowboard Chloe Kim (EUA), a conservacionista Bindi Irwin (Austrália), a boxeadora Nicola Adams (Reino Unido), a atleta de Windsurf Çağla Kubat (Turquia), a chef de cozinha Hélène Darroze (França), a campeã de vôlei Hui Ruoqi (China), a designer e empreendedora Leyla Piedayesh (Alemanha), a jogadora profissional de Golf Lorena Ochoa (México), a jornalista Martyna Wojciechowska (Polônia), a jogadora de futebol Sara Gama (Itália), a atriz e filantropa Xiaotong Guan (China), a bailarina Yuan Yuan Tan (China) e a emprendedora e designer de moda Vicky Martin Berrocal (Espanha). 

Variados corpos

Há dois anos  a Mattel lançou uma linha de Barbies com tipos variados de corpos, a empresa segue na busca por adequar seus produtos a um contexto em que as discussões sobre o feminismo ganham força. 

No final do ano passado, a Mattel anunciou a primeira Barbie de hijab, um dos tipos de véu islâmico. A boneca é uma representação da esgrimista Ibtihaj Muhammad, medalhista olímpica em 2016 pelos Estados Unidos. Ela foi a primeira norte-americana a usar o hijab em Jogos Olímpicos. 

 *Katrine Fernandes é integrante do programa de estágio do jornal O Hoje, sob supervisão de Naiara Gonçalves. 

Veja Também