6 bons motivos para amamentar o bebê

Conheça algumas razões para oferecer o peito ao filho. Foto: Ministério da Saúde

Postado em: 16-07-2019 às 07h05
Por: Lucas de Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: 6 bons motivos para amamentar o bebê
Conheça algumas razões para oferecer o peito ao filho. Foto: Ministério da Saúde

Aline Bouhid

Segundo a OMS, a amamentação com o leite materno deve ser exclusiva até o sexto mês e continuar até os dois anos de idade. As dificuldades, principalmente no início da vida do bebê, podem fazer com que algumas mães desistam de amamentar. As dores durante a amamentação, por conta de rachaduras no bico do peito ou por seios muito cheios, a falta de apoio, informação e preparo, e até os conselhos de amigos e familiares mal informados podem desestimular a mãe a amamentar seu filho. 

Buscar informação especializada e ajuda de profissionais de saúde e do banco de leite humano é fundamental para encarar a missão com sucesso. Listamos aqui seis bons motivos para você não desistir de amamentar seu bebê. As informações foram retiradas do site do Ministério da Saúde, Guia alimentar para crianças menores de 2 anos . 

Continua após a publicidade

Por que faz bem à saúde da criança

O leite materno protege contra infecções como diarreia, pneumonia e otite. Previne doenças futuras como asma, diabetes e obesidade. Favorece o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. O esforço que a criança faz para sugar o leite do peito da mãe é um exercício importante para a boca e para os músculos do rosto e irá repercutir positivamente na respiração, mastigação, deglutição, articulação da fala e no alinhamento dos dentes.

Por que faz bem à saúde da mulher

Amamentar pode aumentar o intervalo entre os partos e prevenir doenças da mulher, reduzindo as chances de desenvolvimento de câncer de mama, de ovário e de endométrio, além de diabetes tipo 2. Quanto mais tempo a mulher amamenta, maiores são os benefícios da amamentação à sua saúde.

Por que promove o vínculo afetivo

A amamentação é um ato de interação profunda entre a mãe e o bebê. É um momento de muita troca que, geralmente, é prazeroso para os dois. Assim, a amamentação aproxima mãe e bebê, fortalecendo o vínculo afetivo entre eles.

Por que é econômico

O leite materno é gratuito, produzido pela mãe para ser oferecido ao seu filho. As fórmulas infantis industrializadas têm custo e podem comprometer boa parte do orçamento familiar. Além disso, não amamentar pode gerar gastos extras no futuro, já que a criança não amamentada adoece mais.

Por que faz bem à sociedade

Crianças amamentadas adoecem menos. Com isso, geram menos impactos financeiros às suas famílias e ao sistema de saúde. Elas também têm mais chances de alcançar o seu potencial máximo de desenvolvimento cognitivo, emocional e afetivo, resultando em adultos com maior capacidade laboral, que contribuem para o desenvolvimento do país.

Por que faz bem ao planeta

A amamentação contribui efetivamente para a sustentabilidade ambiental e a segurança alimentar e nutricional. O leite materno é um alimento natural, produzido e fornecido sem poluição e sem prejuízos diretos aos recursos naturais. Reduz a produção leiteira e seu impacto, evitando resíduos que contribuem para a emissão de gás metano, causador do efeito estufa. Reduz a produção industrial de fórmulas lácteas e toda uma cadeia de produtos geradores de detritos, como toneladas de latas, plásticos e rótulos.

Veja Também