Como cuidar dos cabelos no tempo seco?

O tricologista e professor do curso de Estética da Faculdade Cambury, Helton Sousa, explica que é importante hidratar bem os fios, com óleos nutritivos e lavar com água morna.

Postado em: 14-09-2019 às 14h00
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: Como cuidar dos cabelos no tempo seco?
O tricologista e professor do curso de Estética da Faculdade Cambury, Helton Sousa, explica que é importante hidratar bem os fios, com óleos nutritivos e lavar com água morna.

Da Redação

Durante período quente e seco os cuidados com nossa saúde devem ser redobrados. A queda da umidade do ar traz diversos problemas a saúde, desde alergias, doenças respiratórias, de pele e outras. Os cabelos também sofrem neste período. Isso acontece porque o clima mais seco acaba tirando a umidade natural dos fios. Aliado ao calor, vento, poluição e ar condicionado os cabelos ficam mais ressecados e com frizz.

O tricologista (médico dos cabelos) professor do curso de Estética da Faculdade Cambury, Helton Sousa, explica porque a mudança do tempo influencia nos cabelos. “Devido à exposição dos raios UVA e UVB, faz com que os cabelos fiquem secos e porosos. Com esse clima, o cabelo torna-se muito seco e acomete as pontas duplas no qual chamamos de tricoptilose”, comentou.

Continua após a publicidade

Como o clima seco influência no aspecto dos fios?

Antes de tratar é importante saber como a falta de umidade no ar age e quais são seus principais malefícios aos frios. O ar seco lentamente rouba a água presente na fibra capilar, desgastando as cutículas e expondo o cabelo as agressões do dia a dia. Assim, os fios perdem sua vitalidade celular e se tornam porosos, opacos e sensibilizados.

Quando o cabelo está muito seco, o fio quebra mais facilmente e os prendedores ou elásticos de cabelo podem contribuir ainda mais para isso. Evite sempre que possível prender o cabelo com prendedores, ao invés disso, utilize tiaras. Sempre que quiser fazer um rabo de cavalo ou uma trança, evite os elásticos que tenham aquela parte de metal, pois ao tirar o elástico o fio vai quebrar.

Segundo o professor de Estética, para quem não tem o hábito de ir ao salão, é importante hidratar e nutrir os fios em casa. “A temperatura ideal para lavar o cabelo deve ser morna, nem muito fria, nem muito quente. O uso de máscaras de tratamento com a junção dos óleos nutritivos é uma perfeita combinação, por exemplo: para cada 30gr de máscara use 10ml de óleos reparadores: argan ou macadâmia”, conclui Helton Sousa.

Cachos

Os cabelos cacheados são muito finos e ressecam com facilidade. Com esse clima a tendência é piorar o ressecamento. O ideal e abusar dos cremes finalizadores e, claro a mistura do óleo reparador é primordial. O especialista recomenda fazer hidratação caseira com o uso de produtos naturais, como a “babosa” ou óleo de coco. “Esses produtos são excelentes, mas é importante não abusar. O uso com muita frequência, ou em quantidades maiores do que a necessária, pode trazer efeitos não satisfatórios, deixando os fios muito pesados e com aspecto oleoso”, explica Helton Sousa.

* Com informações de Assessoria

Veja Também