Design de sobrancelhas: Olhar com efeito encantador

Profissão tem se expandido no mercado, mas é importante aliar vaidade e responsabilidade

Postado em: 10-04-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Design de sobrancelhas: Olhar com efeito encantador
Profissão tem se expandido no mercado, mas é importante aliar vaidade e responsabilidade

Jaísa Gleice*

Se há algo que destaca a expressão no rosto de alguém é a sobrancelha. Cor, formato, comprimento – e outros aspectos  – podem deixar a fisionomia mais leve ou mais pesada, harmônica ou sisuda. Técnicas de visagismo permitem uma análise específica da imagem e do visual, valorizando o que a pessoa tem de melhor. Há tempos, o visagismo não é mais novidade, mas se aplica bem às sobrancelhas.

Continua após a publicidade

“O profissional que tem o conhecimento técnico vai orientar e trabalhar, de forma muito específica e individualizada, pois nem tudo que fica bem para um segue a regra para o outro. Aí entram detalhes como combinação de cores, formas, dentre outros fatores, para adequação de uma nova linguagem visual”, esclarece Silvana Sarmento, graduada em Moda, especializada em Artes Visuais e Marketing e coordenadora de cursos de beleza. 

Por esta razão, segundo Silvana, é importante saber escolher bem o profissional. Experiente, é ele quem ajudará a eleger a melhor forma de valorizar o olhar e, obviamente, o rosto, criando uma aparência, a mais natural possível, e definindo o melhor estilo para a sobrancelha.

Clau Oliveira, consultora de imagem, concorda. “Muita gente acha que é uma coisa simples, mas as sobrancelhas funcionam como moldura para o olhar. Podem levantar ou derrubar a expressão, por isso é importante o design feito com profissional habilitado”, reforça. Clau acredita que uma sobrancelha bem feita valoriza o rosto e a maquiagem.

A estética oferece diferentes tipos de maquiagens e procedimentos cada vez mais acessíveis. Segundo a especialista, atualmente são vários os recursos para mudar as sobrancelhas, indo desde a maquiagem feita com sombras e lápis corretivo, passando pelo gel – que lembra máscara de cílios – até a micropigmentação ou microblanding, popularmente conhecidas como maquiagem definitiva ou fio a fio.

“Acredito que, quanto mais naturais, mais bonitas”, afirma a consultora. Daí a necessidade de um bom profissional para indicar qual modelo combina mais com o rosto. “Na minha opinião, nem finas nem grossas demais. O que mais se vê, hoje, são exageros e sobrancelhas totalmente padronizadas”, recomenda. Clau ainda lembra que esses excessos se tornaram, inclusive, memes na internet.

Rosto

O formato do rosto é fator determinante para o estilo de sobrancelhas, e, independentemente de moda ou tendência, é o profissional quem deve avaliar. Oval, redondo, quadrado, triangular: cada um tem um desenho que se ajusta ao modelo da sobrancelha – reta, arqueada, fina, larga, etc. Quanto à cor, o ponto de referência é o tom do cabelo natural. A opinião da cliente e suas expectativas são importantes, mas não suficientes, já que aspectos como condições da pele, se a paciente é alérgica ou tem problemas de saúde necessariamente devem ser considerados.

Outro cuidado, dentre os principais, é constatar a biossegurança. Observar se profissional tem a habilitação técnica, se o estabelecimento comercial tem alvará da Vigilância Sanitária; instalações – como maca, suporte para descartáveis – e se o local é arejado, limpo e organizado. Depois, ver referências de trabalhos anteriores, a formação e a experiência do profissional. É importante, também, se atentar quanto ao valor cobrado. “Se muito barato e fora da realidade de mercado, desconfie”, alerta Silvana Sarmento.

A especialista menciona que todos esses critérios são importantes para evitar frustrações. “Significa colocar a vaidade na mesma balança da responsabilidade. Importante destacar que todas as dicas valem também para os homens. Eles têm se preocupado mais com a aparência, e isso inclui os cuidados com as sobrancelhas”, finaliza Silvana. (*Especial para O Hoje)

 

Veja Também